Dom Cláudio ressalta que a Amazônia vive um momento crítico

7 de outubro de 2019

Ao lado do Papa Francisco, dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo, afirmou ontem, no primeiro dia dos trabalhos, que “a vida na Amazônia talvez nunca tenha estado tão ameaçada como hoje, pelas destruição e exploração ambiental, pela violação sistemática dos direitos humanos elementares da população amazônica, de modo especial, a violação do direitos dos Povos Indígenas”.

A matéria da Folha relata que “Dom Cláudio fez uma lista dos motivos que estão, segundo relatos colhidos nas comunidades, ameaçando vidas na região: criminalização e assassinato de líderes e defensores do território, presença de madeireiras legais e ilegais e grandes projetos como hidrelétricas. A relação apresentada por ele contabilizou ainda: desmatamento para produzir monoculturas, narcotráfico, uso indevido da água e contaminação causada por indústrias extrativistas, além de problemas sociais, como violência contra mulher e tráfico de pessoas”.

 

ClimaInfo, 08 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar