Papa abre o Sínodo denunciando ‘novos colonialismos’

7 de outubro de 2019

O Papa Francisco abriu o Sínodo para a Amazônia com um discurso permeado de referências ao fogo. De um lado, aquele que alimenta o fiel e a Igreja: “Jesus não veio para trazer uma brisa suave à noite, mas para acender um fogo sobre a terra”. Do outro, o fogo que destrói o ‘nosso Lar Comum’ em nome do lucro. Referindo-se ao fogo dos incêndios na Amazônia, o Papa disse “não é o fogo do Evangelho, que é alimentado pelo compartilhar e não pelo lucro. O fogo que destrói, se espraia e cresce quando as pessoas querem promover apenas suas próprias ideias (…) na tentativa de uniformizar tudo e todos (…) Que Deus nos preserve da ganância de novas formas de colonialismo.”

A abertura do Sínodo foi destaque na Folha, nos Estadão, Globo, AFP, além de no Vaticano e na mídia católica.

O climatologista Carlos Nobre é um dos 12 convidados leigos para o Sínodo. Ele conversou com Giovana Girardi, do Estadão, dizendo que o documento preparatório do Sínodo aponta claramente “o que está acontecendo, a alta do desmatamento, os riscos para o clima”. Como os organizadores pediram ideias novas, “eu levo a defesa de que o potencial que existe na floresta, que é a biodiversidade, e o conhecimento das Populações Tradicionais podem levar a uma nova revolução na economia: uma bioeconomia da floresta em pé (…) e mostro o sentido de urgência que precisa pautar essa discussão. O futuro da Amazônia, das pessoas que vivem lá, depende de abandonarmos o modelo atual que destrói a floresta.”

Nos últimos dias, vários colunistas falaram das divisões na Igreja que serão pano de fundo para as três semanas do Sínodo, mas que pouco têm a ver com as questões ambientais e humanas da Amazônia. Vale ver as publicadas pelo Estadão, pela Época e pelo Valor.

 

ClimaInfo, 07 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar