STF acata pedido de ONG e pede respostas a Bolsonaro

7 de outubro de 2019

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, acatou um pedido da Associação Civil Alternativa Terrazul, de Fortaleza, e notificou Bolsonaro para que explique as declarações dadas em agosto nas quais atribuiu a ONGs a responsabilidade por queimadas na Amazônia: “Pode estar havendo, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para exatamente chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil (…) Pelo que tudo indica, o pessoal foi para lá para filmar e tocaram fogo.” Ele também disse “que se manda verbas bilionárias, 40% para ONG, essa ONG vai para mão dessas pessoas para ficar rodando a Amazônia e ficar fazendo campanha contra nós o tempo todo.”

Segundo o Estadão, “na decisão, Moraes aponta que o pedido tem ‘pertinência, em primeira análise’. Além disso, lembra, que o pedido de explicações está previsto no Código Penal e tem o objetivo de esclarecer ‘situações ambíguas’ e ‘viabilizar o exercício futuro de ação penal condenatória’, ‘sendo cabível em qualquer das modalidades de crimes contra a honra’.”

O pedido da ONG Terrazul formula oito perguntas que são detalhadas pelo jornal. Avisaremos quando e se o presidente responder.

 

ClimaInfo, 07 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar