JBS e Marfrig escondem origem de suas carnes

9 de outubro de 2019

O pessoal d’O Eco foi verificar se a JBS estava cumprindo sua promessa de abrir as informações sobre a origem da carne que comercializa, e descobriu que os dados e o site “estão sendo atualizados”.

O site “Confiança Desde a Origem” deveria permitir ao consumidor descobrir o nome e as coordenadas geográficas da fazenda de onde veio a carne que comprou. Com isso, e com a ajuda de sistemas como o MapBiomas, daria para ver se houve desmatamento na fazenda ou se esta faz parte do rol de áreas embargadas pelo Ibama.

Há algum tempo, O Eco descobriu “que a JBS comprava bois de 4 fazendas localizadas dentro da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e de outras 4 fazendas dentro da Terra Indígena Karipuna, ambas em Rondônia.” Só que, desde que os alertas de desmatamento dispararam este ano, a JBS parou de dar essa informação e tirou o site do ar.

A Marfrig, maior concorrente da JBS, não fica atrás. Consultas ao sistema retornaram mensagens de “erro no servidor” ou simplesmente não retornaram nada.

 

ClimaInfo, 9 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar