Google e hi-techs têm impulsionado a crise climática

14 de outubro de 2019

Um dos símbolos da indústria do século 21, a Google, tem feito doações a negacionistas climáticos e tem parte importante de seus negócios voltada ao setor de óleo e gás. Enquanto sua face pública endossa o Acordo de Paris, oferece em seus refeitórios dietas à base de vegetais e diz só comprar energia de fontes limpas.

Na sua série “Os Poluidores”, o The Guardian publicou dois artigos sobre as fundações negacionistas que recebem doações da empresa, como a Competitive Enterprise Institute (CEI), que promoveu ativamente a retirada dos EUA do Acordo de Paris. A empresa também apoia a State Policy Network (SPN), uma organização guarda-chuva ligada ao pessoal radical da Heartland Institute. A lista de organizações que combate ações climáticas é bastante grande. Os artigos do The Guardian podem ser acessados aqui e aqui.

A Google anuncia suas soluções da nuvem para uma variedade de públicos. Mas devota um espaço especial para o setor petroleiro. No começo do ano, a Gizmodo publicou um artigo dizendo que a Google, a Microsoft e outras desenvolvedoras investem bastante em sistemas de automação voltados para a indústria fóssil.

Ainda na série sobre ”Os Poluidores”, o The Guardian publicou um outro artigo sobre o envolvimento de várias corporações do Vale do Silício em ações que aumentam a crise climática. Um exemplo são os avanços em sistemas de mapas e de compartilhamento de transporte que, no fundo, mantém parte importante dos consumidores dentro de carros, ao invés de caminhar, pedalar ou usar o transporte público. Estima-se que esses sistemas “adicionaram 9 bilhões de quilômetros de condução anualmente na área metropolitana de Boston, Chicago, Los Angeles, Miami, Nova York, Filadélfia, São Francisco, Seattle e Washington.”

Recomendamos a leitura da série completa do The Guardian.

 

ClimaInfo, 14 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar