Térmicas a carvão nos EUA bebem muito mais água do que as a gás natural

23 de outubro de 2019

Gerar eletricidade a partir do vapor que sai de caldeiras alimentadas a carvão consome mais água do que a geração de eletricidade a partir de gás natural. As caldeiras queimam carvão mineral, óleo combustível ou biomassa para produzir o vapor que passa em uma turbina para gerar a eletricidade. Em seguida, é preciso resfriar o vapor para começar o ciclo outra vez. O mais simples é usar mais água para resfriar o vapor. É isso que fazem as térmicas e as usinas nucleares. Já as térmicas a gás natural são, basicamente, turbinas de avião fixas ao solo queimando diretamente gás natural. O sistema também precisa ser resfriado, mas o consumo de água é bem menor do que o das térmicas a vapor.

Entretanto, pelo menos nos EUA, parte importante do gás natural é extraído via fracking, processo que consome muita água, bem mais do que extrair carvão das minas norte-americanas.

Um trabalho recém publicado na Environmental Research Letters estimou o balanço hídrico da entrada de térmicas a gás no lugar das que queimam carvão, das operações de fracking para a extração desse gás e da exploração de minas de carvão. As contas mostraram que, em média, as térmicas a carvão consomem 0,6 m3 para cada MWh gerado enquanto as a gás natural consomem 0,18 m3 para cada MWh gerado. Esse trabalho tem um interesse especial porque boa parte do gás norte-americano é extraído na região do norte do Texas, em locais em que se prevê que o estresse hídrico se agudizará nos próximos tempos.

Em tempo: O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) vem analisando o consumo de água nas térmicas brasileiras desde 2015. Vale a leitura do relatório.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar