Será tarde demais para conter as mudanças climáticas perigosas?

29 de outubro de 2019

A Wires Climate Change publicou uma edição em torno da pergunta: “Será tarde demais para…?” Logo na apresentação, os editores explicam que “dado o crescente senso de urgência – e um tanto de desespero – para conter a mudança climática, nove autores foram convidados a desenvolver sua própria resposta a esta pergunta, ou então desafiar seu enquadramento.

Bain e Bongiorno, do Reino Unido, respondem que não é tarde demais para fazer a coisa certa, examinando as motivações morais para a ação climática.

Dubash, da Índia, revisita a ambição climática e analisa se vale priorizar a ação imediata ao invés de uma intenção no futuro.

Farbotko, da Austrália, se pergunta se já não é tarde demais para prevenir perigos sistêmicos para os pobres do mundo.

Garrard, do Canadá, analisa a temporalidade da crise climática que ele resume como: “Nunca é cedo demais, sempre é tarde demais”.

Hayward, Tupuana’I e Tualamali’I, da Nova Zelândia, e Salili, de Fiji, dizem que ‘ainda não é tarde demais’ e falam das lições dos pequenos Estados das Ilhas do Pacífico em um mundo se aquecendo.

Jewell e Cherp, da Suécia, analisam a viabilidade política dos caminhos de estabilização climática.

La Rovere, do Brasil, fala da contribuição potencial por parte dos países emergentes para conter as mudanças climáticas perigosas dando o exemplo brasileiro.

Moser, dos EUA, examina o trabalho a ser feito após “ser tarde demais”.

Whyte, também dos EUA, diz que é tarde demais para uma justiça climática para os Povos Indígenas e analisa os pontos de virada (tipping points) ecológicos e relacionais.

 

ClimaInfo, 29 de outubro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar