Domínio do megaleilão pela Petrobras afasta concorrentes

5 de novembro de 2019

A Petrobras exercerá seu direito de preferência sobre o bloco de Búzios, o principal a ser leiloado esta semana. Segundo o site BR Político, a empresa também quer ficar com mais um bloco que, junto com o anterior, responde por 70% da arrecadação bilionária prevista para o megaleilão. Embora as intenções da Petrobras já praticamente garantam o sucesso do leilão, estas contribuíram para o afastamento de  concorrentes em potencial. Na semana passada, a BP e a Total avisaram que não participarão do evento. Assim, podem faltar lances para os dois outros blocos.

Murillo Camarotto e Daniel Rittner, do Valor, contam que há outro motivo para um dos campos não atrair propostas: o campo de Sépia é grudado em outra área que tem como operadores a Petrobras (80%) e a Petrogal (20%). Nestes casos, contam os autores que “o processo (…) é bastante complexo e consiste, grosso modo, na divisão do petróleo e do gás entre operadores de campos vizinhos. Como os hidrocarbonetos são extraídos do subsolo, é complicado saber de qual jazida o material é originário. Os acordos para a definição das parcelas costumam consumir vários meses.”

 

ClimaInfo, 5 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar