Erro no projeto de Belo Monte ameaça barragem em momento de seca no Xingu

10 de novembro de 2019

No mês passado, o rio Xingu atingiu, nas proximidades da usina de Belo Monte, um dos níveis mais baixos dos últimos tempos, algo nem um pouco inédito. A dona da usina, a Norte Energia, enviou uma carta à ANA (Agência Nacional das Águas) pedindo autorização para reduzir a vazão que vai para a usina para manter uma vazão mínima na Volta Grande do Xingu e proteger a primeira barragem do projeto contra ondas que podem atingir “áreas da barragem não protegidas por rocha”, indiretamente alertando a todos para falhas no projeto da barragem. Nos dias seguintes ao envio da carta, o nível do rio subiu e aliviou a situação de emergência. A notícia foi dada por Eliane Brum, no El País, e pelo The Guardian. Maurício Tufffani, do Direto da Ciência, disse que o “governo deve respostas sobre risco de dano da barragem de Belo Monte”.

Em seguida, Ivan Ryngelblum, escreveu no Valor que “a Norte Energia, responsável pela construção e operação da usina de Belo Monte, informou (…) que não há nenhum risco ou erro de projeto, nem incertezas sobre a segurança da estrutura da hidrelétrica.” Mas não explicou porque enviou a tal carta à ANA.

 

ClimaInfo, 11 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar