Clima congelante nos EUA

13 de novembro de 2019

As temperaturas mergulharam rapidamente nos EUA nesta semana e, para ontem, se esperava 70% da população experimentando temperaturas em torno do ponto de congelamento.

Um mergulho na corrente de jato está levando o ar do Ártico a praticamente todo o país, fazendo nevar no Meio-Oeste e no Nordeste e congelando os termômetros no Sul.

“Muitos dos extremos climáticos sem precedentes que vimos nos últimos anos foram eventos extremos de verão – ondas de calor, incêndios florestais, etc. – mas também estamos vendo aumentos de extremos durante o outono, o inverno e a primavera (…) Há uma assinatura da mudança climática causada pelo homem”, disse o cientista Michael Mann em um vídeo sobre os extremos deste outono. E Michael continuou: “O aquecimento incomum do Ártico parece estar influenciando o comportamento do fluxo de jatos do hemisfério norte de uma forma que produz aquelas grandes ondulações com picos e depressões no fluxo de jatos.”

O New York Times, a CNN e o Washington Post deram a notícia. O site Climate Signals tem um texto-base sobre as correntes de jato e sua influência nestes frios extremos.

 

ClimaInfo, 14 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar