Cientistas deixam de assinar estudo por medo de represálias

18 de novembro de 2019

A Folha de S. Paulo seguiu a pista de um pequeno texto contido nos agradecimentos do estudo publicado na revista científica Global Change Biology (comentado no boletim de ontem do ClimaInfo) e descobriu que cientistas de instituições federais brasileiras decidiram não assiná-lo por medo de represálias. “Alguns colaboradores recusaram a coautoria neste trabalho para se manterem no anonimato. Lamentamos que isso fosse necessário e gostaríamos de agradecê-los por sua importante contribuição”, diz o estudo.

Jos Barlow, da Universidade de Lancaster e pesquisador da Universidade Federal de Lavras, disse que, como o estudo acaba por bater de frente com o discurso oficial do governo, alguns cientistas ficaram com medo.

A informação foi confirmada por Erika Berenguer, pesquisadora da Universidade Oxford e da Universidade de Lancaster, e coautora do estudo: “Há um clima de perseguição. Dados e evidências podem gerar um descontentamento no governo.” A pesquisadora citou exemplos de servidores ambientais que foram remanejados de seus postos e o caso de Ricardo Galvão, ex-diretor do INPE, que foi exonerado por Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, após defender a ciência produzida no instituto e responder aos ataques, inclusive pessoais, feitos pelo presidente Bolsonaro.

O G1 também deu a notícia.

 

ClimaInfo, 19 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar