Como o gelo Ártico mais antigo e mais resistente está desaparecendo

20 de novembro de 2019

Um vídeo da American Geophysical Union (AGU) mostra o encolhimento dramático do gelo mais antigo e mais espesso do Ártico nos últimos 35 anos. Do gelo mais espesso, que uma vez cobriu a vasta bacia do Ártico, restam hoje só fiapos ao norte da Groenlândia e do Arquipélago Ártico Canadense.

Como informou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) no ano passado, o gelo marinho mais antigo sofreu uma redução de 95% desde meados da década de 1980. O Ártico é agora dominado por gelo jovem e fino, mais suscetível ao derretimento.

“Estamos caminhando para um verão sem gelo em um futuro não muito distante”, disse Jeremy Mathis, ex-cientista da NOAA Arctic, à Mashable no ano passado. “Estamos a uma ou duas décadas de distância.”

Uma avaliação científica da evolução temporal da cobertura de gelo do Ártico pode ser lida aqui e o vídeo pode ser visto aqui.

 

ClimaInfo, 21 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar