Subnacionais em ação

6 de dezembro de 2019

Em artigo na Folha de S. Paulo, Patrícia Iglecias, presidente da Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo (CETESB), explica o Acordo Ambiental lançado para que empresas informem, de forma voluntária, suas emissões anuais, metodologia de mensuração, o alcance das informações e eventuais metas para diminuir a liberação dos gases de efeito estufa. Segundo Patrícia, o Acordo já conta com a assinatura de 55 empresas. A CETESB, por sua vez, avaliará e auxiliará na elaboração de planos de mitigação. No que concerne à adaptação, a entidade poderá comunicar a existência de indicadores de vulnerabilidade e ações para atenuar os impactos.

A iniciativa do estado de S. Paulo está em linha com a crescente ação dos chamados estados subnacionais (províncias e cidades). Ontem, um novo estudo revelou que o consumo de carvão para geração de energia em alguns dos estados com grande base industrial da Índia, como Tamil Nadu, Karnataka e Rajasthan, pode estar próximo de ser zerado. Isso vem ao mesmo tempo em que os estados de Gujarat e Chattisgarh anunciaram que não permitiriam mais a construção de novas plantas energéticas de carvão.

(Parênteses: enquanto o mundo busca se distanciar do carvão, o Brasil insiste em novos projetos com esse combustível, como o polo carboquímico no Rio Grande do Sul, que os chineses estão prestes a  financiar.)

Já na Turquia de Erdogan, cujo Parlamento até agora não aprovou o Acordo de Paris, 24 municípios lançaram ontem a declaração City for Climate, pela qual se comprometem a desenvolver planos de adaptação, priorizar o transporte público sustentável e contemplar variáveis climáticas no zoneamento urbano, entre outros.

 

ClimaInfo, 6 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar