Brasil atrapalha construção de acordo internacional sobre biodiversidade

3 de março de 2020

Segundo apurou Ana Carolina Amaral para a Folha, a diplomacia brasileira estaria trabalhando para frear o progresso das negociações de um novo acordo global pela conservação da biodiversidade que os países signatários da Conferência de Biodiversidade precisam fechar até outubro, quando acontece a COP15 da biodiversidade, na China.

Segundo a matéria, o Brasil – um dos maiores detentores da biodiversidade do mundo – não parece interessado em um acordo global, teria se recusado a discutir questões técnicas e optado por trazer discussões que não estavam em negociação, usando linguagem agressiva e propostas absurdas – “que chegaram a ser respondidas com risadas.” Os risos teriam surgido quando um dos negociadores brasileiros insinuaram que a biopirataria seria a principal ameaça às áreas protegidas, apesar dos dados alarmantes sobre a degradação e o desmatamento.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar