Emissões da geração global de eletricidade caem 2%

10 de março de 2020

Apesar da pequena queda, o fato é que as termelétricas fósseis do mundo todo emitiram 2% a menos do que em 2018, e as a carvão emitiram 3% a menos, principalmente nos EUA e na Europa. Apesar da pequena queda, essas emissões não caiam tanto desde 1990 e só não caíram mais porque o consumo de carvão na China continuou crescendo. Este é o primeiro resultado do relatório da Ember, que saiu ontem. Assim, a intensidade de carbono da eletricidade mundial é 15% menor do que em 2010. O relatório também aponta que a geração eólica e solar continua aumentando e responderam por 8% da eletricidade mundial. Só que a queda da geração fóssil é muito pequena, não dá para dizer que este é o “novo normal”. Mais, que nesta toada, será muito difícil limitar o aquecimento global em 1,5°C. A Ember é um think-tank climático focado na transição energética. O relatório foi comentado nos The Guardian, Le Monde, Reuters, Financial Post e na Al Jazeera.

Em tempo: Uma matéria na Bloomberg Green aponta que, enquanto saem notícias do mundo financeiro dizendo que o carvão morreu, bancos chineses e japoneses continuam de portas abertas para o fóssil.

 

ClimaInfo, 10 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar