O valor dos manguezais e seu desmatamento em Mianmar

11 de março de 2020

A costa da Flórida costumava ser coberta de manguezais. Nos últimos anos, estima-se que 3% deles foram trocados por empreendimentos imobiliários. O custo dessa destruição foi estimado por dois economistas em US$ 1,8 milhão por ano por km2. Este é o prejuízo adicional provocado por furacões e tempestades que atingiram a costa e que teria sido evitado se os manguezais ainda estivessem lá. Só o furacão Irma, em 2017, provocou um dano adicional de quase meio bilhão de dólares.

Eric Roston, na Bloomberg, comentou: “Meu Deus, quem poderia saber que supor que um recurso natural gratuito pudesse ser removido sem quaisquer consequências, geraria enormes problemas econômicos e sociais?”

Um artigo que acaba de sair na Nature fala do desmatamento de manguezais em Mianmar. Os pesquisadores estimam que, entre 1996 e 2016, o país tenha convertido 60% de seus manguezais em lavouras.

Os manguezais representam apenas 0,7% da área de vegetação tropical da Terra, mas estão entre os ecossistemas mais produtivos e importantes do mundo. Eles propiciam uma variedade rica de benefícios ecológicos e socioeconômicos, servindo de viveiros para uma variedade de espécies de peixes, protegendo as costas contra ressacas associadas a tempestades e tsunamis e, ainda por cima, armazenam muito carbono.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar