Projetos de infraestrutura aumentam as ameaças à Amazônia

11 de março de 2020

A BR-319 (a Manaus-Porto Velho) é um dos projetos prioritários de um governo com poucos projetos, apesar da oposição feita por organizações que preveem a atração da mesma dinâmica de desmatamento gerada pela construção de outras estradas como a BR-163 e a própria Transamazônica. Antes mesmo da conclusão do asfaltamento da BR-319, surgiram denúncias de abertura ilegal de ramais que atravessam áreas protegidas.

Philip Fearnside, no Amazônia Real, diz que os indígenas estão alarmados “com a possibilidade de violência pelos construtores do ramal e a provável invasão da área por grileiros e outros agentes do desmatamento.”

Dom Phillips, do The Guardian, foi conhecer a região onde o governo quer alavancar o projeto Barão do Rio Branco, que consiste em esticar a BR-163 em direção ao Suriname. Para tal, o projeto prevê a construção de uma ponte de quase 2 km sobre o Rio Amazonas, em Óbidos, e a construção de uma estrada de mais de 500 km onde, hoje, só se encontram uma floresta virgem, Terras Indígenas e Parques Nacionais. Phillips conversou com moradores que receiam perder o que, para eles, é um paraíso. O prefeito de Óbidos, Francisco Alfaia, é um dos que não gosta da ideia. Ele trabalhou como gerente de banco em Altamira quando da construção da usina de Belo Monte. “Vão transformar a nossa cidade em um monte de favelas ao mesmo tempo que crescerão a prostituição e os roubos.” O projeto Barão de Rio Branco também prevê a construção de uma grande hidrelétrica no rio Trombetas, na margem esquerda do Amazonas.

Fernanda Wenzel e Marcio Isensee e Sá, d’O Eco, falaram com Assuero Doca Veronez, presidente da Federação de Agricultura do Acre, que cravou a frase “O Acre não tem minério, não tem potencial turístico, o que tem são as melhores terras do Brasil. Só que esta terra tem um problema, uma floresta em cima”. Na nossa visão, o problema parece ser outro.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar