Desembolsos do BNDES em queda

12 de março de 2020

Um dos grandes motores do desenvolvimento do país nas últimas décadas anda engasgando e viu seus desembolsos caírem 21% no primeiro ano do governo Bolsonaro. O BNDES sofre o duplo ataque de um governo liberal que, de um lado não acredita no Estado como alavanca da economia e, de outro, é perseguido pela pecha bolsonariana da “caixa preta” cheia de provas de malfeitos do PT, embora o moço que Bolsonaro colocou na presidência do Banco, assim como a auditoria contratada, declararam no ano passado que não havia nada de irregular nas contas.

Uma matéria no Valor conta que para o setor industrial, a queda foi de quase 30%; para infraestrutura outros 20%; a maior queda foi nos desembolsos para o setor de serviços, quase 50%; o setor responde por 70% da força de trabalho e por 75% do PIB do país.

O único setor que recebeu mais em 2019 do que no ano anterior foi o agropecuário.

 

ClimaInfo, 12 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar