Über-ruralista articulou instrução da Funai que reduz proteção a Terras Indígenas

29 de abril de 2020

A instrução da Funai que liberou o registro privado de propriedades em Terras Indígenas em processo de homologação foi articulada pelo über-ruralista Nabhan Garcia. Segundo o site De Olho nos Ruralistas, “o projeto partiu da articulação entre o presidente da Funai, Marcelo Xavier, indicado ao cargo pelo ministro Onyx Lorenzoni e referendado por líderes da bancada ruralista, e o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antonio Nabhan Garcia”.

Xavier, por sua vez, mostrou o seu entendimento da sua missão no órgão: “Com essa norma, vamos tentar minimizar a conflituosidade no campo. É uma forma de pacificação entre os indígenas e não-indígenas”. Simplesmente dando a terra aos não-indígenas.

A advogada do Instituto Socioambiental, Juliana Batista, disse que “se continuar assim, a Funai será transformada em subsede de cartório”.

Em tempo: ontem no final da tarde a deputada Joênia Wapichana protocolou o projeto de decreto legislativo 174/2020 que susta a instrução da Funai. Vamos acompanhar a decisão do Congresso.

 

ClimaInfo, 29 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar