Os bastidores da “guerra contra a ciência” impulsionada pelas grandes companhias

2 de junho de 2020

Um novo livro destrincha com detalhes algumas das estratégias utilizadas por grandes companhias para desinformar o público e esconder os efeitos nocivos de seus produtos. Escrito por David Michaels, ex-auxiliar da gestão de Barack Obama para saúde e segurança ocupacional, a obra “The Triumph of Doubt (O Triunfo da Dúvida, em português) vai além dos exemplos clássicos já conhecidos, como os da indústria do tabaco e das gigantes do petróleo, e mergulha em como empresas dos mais variados setores recorreram a ações de lobby junto a governos, parlamentares e oficiais do Judiciário, além do financiamento de pesquisas pseudocientíficas, para convencer autoridades e consumidores sobre a segurança de seus produtos, mesmo sabendo que ofereciam risco à saúde pública e ao meio ambiente.

Vale a pena ler a entrevista que a Vox fez com o autor, onde ele destaca alguns desses exemplos e aponta como esses estratagemas foram sendo adaptados ao longo do tempo, especialmente depois que Trump chegou à presidência dos EUA alimentado por uma máquina digital de desinformação.

 

ClimaInfo, 2 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar