MPF quer barrar regularização da grilagem de Terras Indígenas pela Funai

3 de junho de 2020

O Ministério Público Federal (MPF) reagiu a uma normativa publicada pela Funai que, de acordo com alguns procuradores, favorece a legalização de imóveis rurais localizadas em Terras Indígenas (TI) não homologadas. Desde o final de maio, dez Ações Civis Públicas (ACPs) foram ajuizadas em varas da Justiça Federal, nos Mato Grosso, Pará e Acre, pedindo suspensão da decisão.

As ACPs dizem que a Instrução Normativa 9/2020, publicada pela Funai em 22 de abril, incentiva a grilagem de Terras Indígenas e restringe indevidamente o direitos dos indígenas em um momento de maior vulnerabilidade por conta da pandemia.

“Com essa normativa da Funai, terras sobrepostas a Terras Indígenas em estudo, delimitadas, declaradas e com restrição de uso para proteção de isolados, ou seja, todas aquelas que ainda não tenham sido homologadas, passam a poder receber a Declaração de Reconhecimento de Limites, como se não houvesse Terra Indígena ali”, explica o procurador Ricardo Pael Ardenghi no Direto da Ciência. De acordo com o Instituto Socioambiental, 237 TIs não homologadas, que somam 10,6 milhões de hectares, perderam sua proteção constitucional com a normativa.

Em tempo: Ao menos 1.350 indígenas tinham sido contaminados pelo novo coronavírus até o final de maio, causando a morte de 147 deles, conforme dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). A falta de atenção do governo federal amplifica o impacto da pandemia nas comunidades indígenas, o que ameaça a sobrevivência de muitas etnias. Na Folha, Fabiano Maisonnave informa que os Mundurucus da bacia do Tapajós perderam dois líderes anciãos para a COVID-19 na mesma noite.

 

ClimaInfo, 4 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar