Antártica perdeu 1 milhão de km2 de gelo em cinco anos

23 de junho de 2020

Novos dados publicados por pesquisadores britânicos mostram que a Antártica perdeu o equivalente a um milhão de quilômetros quadrados – uma área da ordem de duas vezes a do estado de Minas Gerais – nos últimos cinco anos na região do Mar de Weddell.

O estudo analisou relatórios meteorológicos da região entre 1978 e 2019 e identificou que, a partir de 2016, mudanças no regime de ventos causaram uma rachadura nas plataformas de gelo, o que permitiu a emergência de um fio d’água na superfície. Durante a temporada quente, essa água absorveu energia suficiente para manter o fluxo correndo, mesmo durante a temporada mais fria. Junto com outros fenômenos climáticos, como tempestades que trouxeram ar quente para a região polar, o processo de degelo se intensificou.

De acordo com Eugene Murphy, um cientistas envolvidos no estudo, “o declínio dramático do gelo no Mar de Weddell pode ter impactos significativos em todo o ecossistema marinho [local]. Entender esses impactos mais amplos é de importância fundamental, especialmente se o declínio da área do mar congelada continuar”.

 

ClimaInfo, 23 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar