STF convoca audiência para discussão da política ambiental de Bolsonaro

30 de junho de 2020

O ministro Luís Roberto Barroso marcou para os dias 21 e 22 de setembro uma audiência pública para discutir as políticas de proteção ambiental no Brasil. Ele é relator de uma ação impetrada pelos partidos PT, PSOL, PSB e Rede Sustentabilidade que acusa o governo Bolsonaro de omissão em temas ambientais, e cita como exemplos a paralisação do Fundo Clima, instrumento financeiro da Política Nacional sobre Mudança do Clima, e a extinção das secretarias ligadas a clima no Ministério do Meio Ambiente e no Itamaraty.

De acordo com o despacho do ministro assinado no último domingo, deverão ser ouvidas autoridades, instituições oficiais, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, entidades de classe e outros atores relevantes para o debate. No texto, ele menciona outros fatores que elevam a preocupação com a situação ambiental, como a alta do desmatamento e o avanço das queimadas na Amazônia: “A proteção ambiental não constitui uma opção política, mas um dever constitucional”.

O ministro ressalta também que os “danos causados ao meio ambiente comprometem a biodiversidade, a fauna e a flora, que representam enorme potencial econômico e diferencial para o país. Minam a credibilidade do Brasil internacionalmente, prejudicando a sua capacidade de captação de recursos para o combate ao desmatamento e para a redução de gases de efeito estufa”.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar