Estudo faz nova estimativa de variação potencial de aumento de temperatura para Terra

22 de julho de 2020

Um novo estudo publicado na revista Review of Geophysics buscou dar uma certeza maior às projeções de aquecimento do planeta a partir de diferentes níveis de concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

A análise refinada feita por uma equipe internacional de cientistas diminuiu a probabilidade dos cenários mais “catastróficos” de aquecimento. No entanto, as possibilidades de cenários mais amenos, com aumento mais limitado de temperatura, também foram reduzidas. Assim, o estudo concluiu que os cenários mais prováveis estão na faixa de 2,6°C e 4,1°C de aquecimento até o final deste século, enquanto a variação que vinha sendo trabalhada por cientistas nas últimas décadas ficava no intervalo entre 1,5°C e 4,5°C.

“A principal mensagem é que, infelizmente, não podemos esperar que a sorte nos salve da mudança do clima”, disse Reto Knutti, professor da ETH Zurich e um dos autores do estudo. “Por um lado, reduzimos um pouco o alcance do aquecimento futuro a longo prazo. Por outro, não podemos mais esperar ou afirmar que o problema [crise climática] vai se resolver rapidamente”.

O estudo foi destaque nos jornais The New York Times e The Guardian.

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar