Desmatamento ilegal no Brasil pode levar a multas no Reino Unido 

26 de agosto de 2020

Um dia após a JBS ter ultrapassado a Petrobras em valor de mercado, o governo britânico deu o pontapé inicial na tramitação de uma lei que, se aprovada, poderá afetar os negócios desta e de outras gigantes do setor de proteína animal que não fazem o rastreamento completo de suas cadeias de fornecimento de animais para abate.

Carne bovina, soja em grão e óleo de soja – três das dez commodities que o Brasil mais exportou para o Reino Unido no último ano – estão na lista de produtos com risco de desmatamento considerados pelo projeto de lei que está em consulta popular no site do governo britânico até 5 de outubro. Se aprovada, a lei obrigará as empresas britânicas a garantir a origem dessas e de outras commodities, como cacau, couro, borracha e óleo de palma, bem com o cumprimento da lei dos seus países de origem. O governo do Reino Unido informou que as empresas serão multadas se não cumprirem as eventuais novas regras.

A julgar pela disposição dos britânicos, a lei será aprovada: pesquisa do WWF citada pela BBC diz que 67% dos consumidores britânicos querem que o governo faça mais para resolver o problema do desmatamento e cerca de 81% dos entrevistados disseram que deveria haver maior transparência sobre as origens dos produtos importados para o Reino Unido. Estadão, Folha, Valor, Ecodebate, Guardian e Financial Times também deram a matéria.

Em tempo: Já foram dados os primeiros passos para a criação de uma Força-Tarefa para Divulgações Financeiras Relacionadas à Natureza (TNFD) em 2021. O estabelecimento de uma estrutura de relatórios para os impactos e dependências do setor financeiro em relação à natureza, complementando a já existente Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima, é visto como um fator crítico para conter as perdas de biodiversidade e de ecossistemas. A iniciativa é coordenada pela Global Canopy, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) e o WWF, conta com o apoio informal do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável e já teve a adesão de AXA, BNP Paribas, DBS Bank Ltd, Coöperatieve Rabobank U.A., FirstRand Group Ltd, International Finance Corporation, Standard Chartered, Storebrand Asset Management, Yes Bank e Banco Mundial.

 

ClimaInfo, 26 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar