Governo britânico causa polêmica ao indicar ex-premiê australiano negacionista da crise climática para posto diplomático

13 de setembro de 2020

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, criou polêmica ao anunciar o nome do ex-premiê australiano, Tony Abbott, como representante do Reino Unido para assuntos comerciais. Abbott, que chefiou o governo da Austrália de 2013 a 2015, é conhecido por ser um negacionista da crise climática, tendo sido responsável pelo desmonte de diversas políticas implementadas no país na década anterior por governos do Partido Trabalhista.

Para muitos, a nomeação de um negacionista pelo governo anfitrião da próxima Conferência do Clima (COP26), prevista para novembro de 2021 em Glasgow (Escócia), é inaceitável. A própria premiê escocesa, Nicola Sturgeon, criticou duramente a nomeação de Abbott, um “sexista, misógeno e negacionista climático”, como representante do Reino Unido para o comércio. “Ter alguém com essas opiniões representando os britânicos provavelmente não nos ajuda a impulsionar o comércio, pelo contrário”.

Em carta aberta, personalidades britânicas como o ator Sir Ian McKellen (de O Senhor dos Anéis, Harry Potter e X-Men) condenaram a nomeação do ex-premiê australiano. “Este é um homem que sugeriu que a mudança climática ‘provavelmente nos fará bem’ e que minimizou a ligação entre o clima extremo e os incêndios florestais na Austrália”, diz o texto.

 

ClimaInfo, 14 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar