A mais nova teoria conspiratória do general Augusto Heleno

21 de setembro de 2020

O governo Bolsonaro tem um talento notável para colocar a culpa de seus problemas na conta de outros – reais ou imaginários. A lorota da vez é do ministro-general do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Planalto, Augusto Heleno.

Em seu Twitter, ele insinuou que a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) estaria por trás da campanha #DefundBolsonaro, que teria como objetivos “publicar fake news sobre o Brasil; imputar crimes ambientais ao presidente da república; e apoiar campanhas internacionais de boicote a produtos brasileiros”. Em particular, Heleno cita a líder indígena, Sônia Guajajara, coordenadora da APIB, e acusa a organização de cometer crime de “lesa-pátria”.

A resposta da APIB rechaça as declarações do general: “O maior crime que lesa nossa pátria é a omissão do governo diante da destruição de nossos biomas, das áreas protegidas, das queimadas ilegais, da grilagem, do desmatamento e da invasão de nossas Terras e do roubo de nossas riquezas”. PSOL, partido ao qual Sônia Guajajara é filiada, protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados exigindo a convocação do general para esclarecer essas acusações.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar