Ignoradas por Bolsonaro, queimadas fazem avião presidencial arremeter

21 de setembro de 2020

Na 6ª feira (18/9), Bolsonaro visitou a região de Sinop (MT) e passou por um susto: a aeronave presidencial teve que arremeter por conta de problemas de visibilidade causadas pela fumaça das queimadas que afetam a região. Entretanto, nem isso foi capaz de despertar Bolsonaro sobre a situação das queimadas: em discurso feito para uma plateia de agricultores, ele disse que o Brasil é um “exemplo para o mundo” em matéria de preservação ambiental e refutou críticas de “nossos concorrentes” que estariam tentando atacar o agronegócio brasileiro.

“Bolsonaro sonha com campos de soja, muito gado, o que na cabeça dele significa aumento da produção”, escreveu Fernando Gabeira no Estadão. “Ele caminha decisivamente na contramão das tendências climáticas. Acha que seu voluntarismo pode afrontá-las com a mesma naturalidade que muda as regras de trânsito. Em ambos os casos colheremos mortes e destruição”.

Em editorial, a Folha bateu na mesma tecla, apontando o dedo para Bolsonaro, Mourão e Salles. “O triunvirato da devastação é reincidente nas falsidades. Ora sugere que não há nada de incomum acontecendo, para depois dizer que o problema é a falta de bois para comer o capim antes que resseque e queime”.

Correio Braziliense, Folha, O Globo, Estadão e Reuters, entre outros, repercutiram o apuro presidencial nos céus enfumaçados de Sinop.

 

ClimaInfo, 21 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar