Onda de calor gera alerta de risco de morte e intensifica queimadas e incêndios

7 de outubro de 2020

Diversos fatores meteorológicos provavelmente turbinados pela crise climática estão exacerbando as temperaturas no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o forte calor pode trazer “grande perigo”, com risco de morte por hipertermia na maior parte do Centro-Oeste e no estado do Tocantins. Matéria da METSUL lembra que a Organização Mundial da Saúde já vinha alertando para o fato de que a exposição da população ao calor está aumentando com as mudanças climáticas e em escala global os eventos de calor estão crescendo em frequência, duração e magnitude.

Na 2ª feira (5/10), a temperatura chegou a 44,6°C no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a apenas 0,1°C do recorde oficial brasileiro de temperatura máxima. Na capital do MS, Campo Grande, os termômetros bateram o recorde histórico, ultrapassando a marca de 41°C. Junto com o calor, a baixa umidade completa o pano de fundo para a intensificação dos incêndios florestais no Pantanal. Já em São Paulo, as altas temperaturas provocaram a morte de mais de 35 mil galinhas em Bastos, que concentra ⅓ da produção de ovos do estado.

Em tempo: Sem chuvas há mais de 60 dias, a região do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, está sendo ameaçada pelo avanço de incêndios florestais. Somente no mês passado, o estado registrou 2,7 mil focos de incêndio, impulsionados não apenas pela temperatura alta e pela umidade baixa, mas também pelo vento. O Jornal Nacional destacou a situação.

 

ClimaInfo, 7 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar