Vendas de carros elétricos triplica na Europa durante a pandemia

veículos elétricos

Mesmo com o baque econômico causado pela COVID-19 nas economias europeias, as vendas de veículos elétricos e de modelos híbridos plug-in devem triplicar em 2020, segundo análise feita pelo think tank Transportation & Environment (T&E), com 10% das vendas totais de novos veículos na Europa. Com isso, eles estimam que a participação desse tipo de tecnologia na frota automobilística europeia deve chegar a 15% no ano que vem.

As projeções foram baseadas em dados de venda relativos ao 1º semestre de 2020, além de expectativas das montadoras para o resto do ano.

Uma razão ressaltada pela T&E para explicar esse crescimento é o padrão mais restritivo de poluentes para novos veículos, que exige que as montadoras reduzam as emissões médias de modelos novos para, no máximo, 95 gramas de CO2 por quilômetro rodado. No entanto, alerta o relatório, a flexibilização recente de parte dessas regras em decorrência da pandemia, junto com a falta de limites de médio prazo mais rígidos, pode fazer com que as montadoras percam o ímpeto em prol dos veículos elétricos e híbridos a partir de 2022. Financial Times e Reuters destacaram os principais pontos dessa análise.

 

ClimaInfo, 13 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)