Nova Orleans na rota do Furacão Zeta

29 de outubro de 2020

Nos últimos dias, o furacão Zeta passou pela Península de Yucatán e ganhou mais força das águas quentes do Caribe. Ontem, ele pode ter atingido Nova Orleans e vizinhanças com a força de um categoria 2. Zeta é a 27a tempestade a ser batizada este ano, 11 das quais atingiram a categoria de furacão. A temporada termina no final de novembro e falta um furacão para igualar o recorde histórico de 2005. Os EUA foram atingidos por 11 tempestades batizadas neste ano, quebrando o recorde de 1916.

Em tempo: Não só os humanos são impactados pelas quantidade e força inéditas de furacões e tempestades no Caribe. Esses eventos extremos estão disseminando espécies invasoras em lugares onde não existiam. Por exemplo, um grupo de grandes moluscos de água doce encontrados na América do Sul migrou para o Norte junto com peixes ornamentais e os furacões já haviam espalhado esses moluscos por toda a costa do Caribe. A nova leva de tempestades está disseminando a praga pelos rios no interior dos EUA, onde não encontra predadores para controlar sua proliferação.

 

ClimaInfo, 29 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar