“Fogueirinha”, diz Heleno ao minimizar aumento das queimadas na Amazônia

6 de novembro de 2020

A viagem de embaixadores europeus à Amazônia, liderada por Mourão & Cia., parece não ter sensibilizado o ministro-general Augusto Heleno, que acompanha a comitiva. Em uma declaração no mínimo curiosa, o chefe do SN… ops, Gabinete de Segurança Institucional (GSI) minimizou o recorde histórico de queimadas na floresta. “Passamos por cima e ressaltamos que tem algumas áreas de queimada, mas isso é totalmente deturpado, porque é colocado fora de contexto, que é uma coisa majestosa, e fica virando uma fogueirinha ali. Isso é ruim pra gente”. Heleno afirmou também que, se a floresta estivesse realmente pegando fogo, ia “chegar fumaça em Londres e Paris”. Mas, de acordo com o INPE, o total de queimadas no Amazonas, palco da excursão diplomática, chegou a 16.333 em 2020, sendo 153 focos ativos apenas nos primeiros dias de novembro. Este já é um recorde anual histórico para o estado.

Na Folha, Ana Carolina Amaral conversou com a embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Liz Davidson, que também participa da comitiva. Para a diplomata, o diálogo com o governo brasileiro tem avançado, mas ela lamentou que o roteiro definido por Mourão não inclua áreas atingidas por desmatamento e queimadas na Amazônia. Questionado exatamente sobre isso, Mourão afirmou que a passagem por regiões afetadas pela devastação não seria “algo tão necessário assim”. Os comentários de Heleno foram repercutidos por G1, Jovem Pan e UOL.

Em tempo: Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que o desmatamento acumulado no estado do Amazonas pode aumentar quatro vezes até 2050 como resultado da pavimentação da BR-319, um dos principais projetos do governo Bolsonaro para a região. Segundo a projeção, a pavimentação tornaria a rodovia um vetor de fluxos migratórios, expansão de atividades agrícolas e ocupação de terras, o que elevaria as taxas de desmatamento a 9,4 mil km2 anuais em 2050. Nesse cenário, o desmatamento em todo o AM poderia chegar a 170 mil km2 em meados deste século, bem acima dos 40 mil km2 estimados para um cenário sem a pavimentação da rodovia. InfoAmazonia deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 6 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar