Tempestades Eta e Vamco surpreendem e causam destruição no Caribe e nas Filipinas

13 de novembro de 2020

A temporada 2020 de tempestades tropicais persiste, a despeito da chegada do frio no hemisfério norte. No Atlântico, a tempestade Eta percorreu um caminho curioso ao longo das últimas duas semanas, passando duas vezes pelas ilhas de Cuba e da Jamaica e, nos últimos dias, se encaminhando para o norte da Flórida, que também tinha sido atingido por ela na semana passada. Desta vez, Eta seguiu sentido norte, despejando um volume grande de água na Georgia e nas Carolinas do Norte e do Sul, causando enchentes repentinas, mas sem registro de mortes por ora. A tempestade Eta é a 28ª observada neste ano, um recorde histórico.

Já no Pacífico, as Filipinas enfrentam a 4ª tempestade tropical desde o final de outubro: o tufão Vamco deixou bairros da capital Manila debaixo d’água. Pelo menos 11 pessoas morreram, e nove seguem desaparecidas. Mais de 150 mil pessoas tiveram que deixar suas casas – algumas, pela 3ª ou 4ª vez nas últimas semanas. Parte da área afetada pelo Vamco tinha sido atingida também pelo tufão Molave, a tempestade mais forte registrada em 2020, no começo do mês. Com ventos de mais de 155 km/h, Vamco deixou a região nesta 5ª feira (12/11) e seguiu em direção ao Mar da China.

 

ClimaInfo, 13 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar