França lança plano para acabar com dependência da soja brasileira

1 de dezembro de 2020

Um dia depois da divulgação dos dados oficiais de aumento do desmatamento da Amazônia, o governo francês anunciou um plano para aumentar cultivo de leguminosas para driblar o “desmatamento importado”. O governo e o setor agrícola franceses “se comprometeram ontem (1/12) a aumentar em 40% as áreas destinadas ao cultivo de plantas ricas em proteínas em apenas três anos. Isso equivale a 400.000 hectares extra de terra para cultivo até 2023″, informa a Veja.

No texto da revista: “O ministro da Agricultura, Julien Denormandie, afirmou ainda que essa é uma etapa “intermediária”: em dez anos, o governo promete dobrar a área cultivada, chegando a 2 milhões de hectares dedicados ao cultivo de oleaginosas e leguminosas em 2030.

Os produtores franceses assinaram uma “carta de compromisso”, prometendo respeitar a meta em troca de ajuda financeira, no valor de 100 milhões de euros (quase 630 milhões de reais) durante dois anos, para incentivar o cultivo e a pesquisa de proteaginosas.

Segundo Denormandie, a empreitada tem como objetivo a “garantia da ‘soberania agroalimentar’ e o fim da importação de soja ligada ao desmatamento.”

E por que o anúncio é importante para o Brasil? Ainda segundo a Veja, porque a França é o maior importador “de farelo de soja brasileiro na União Europeia: das 2,2 milhões de toneladas que atravessaram suas fronteiras no último ano, mais de 88% veio do Brasil.”

Mais dia menos dia a política antiambiental de Bolsonaro e seus ataques aos países compradores das nossas commodities agrícolas teriam consequências sérias para o agronegócio, e este dia chegou, para a surpresa de ninguém.

O G1 e o UOL, além de vários sites do agro também informaram sobre o plano francês.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar