Embaixador europeu no Brasil: acordo Mercosul-UE está em “stand-by”

1 de dezembro de 2020

E não demorou nem 24 horas desde o anúncio dos novos dados sobre desmatamento na Amazônia para o Brasil começar a sentir mais pressão internacional. Em live realizada ontem (1º/12) pelo Valor, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, afirmou que o acordo comercial assinado com o Mercosul está em stand-by, à espera de resultados concretos por parte do governo Bolsonaro no combate ao desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável. Essa é a sinalização mais forte até agora dada por uma autoridade da UE sobre as dificuldades enfrentadas pelo bloco para a aprovação do tratado. Ybañez ressaltou que enxerga com otimismo iniciativas recentes, especialmente aquelas lideradas por Mourão no Conselho da Amazônia, mas que o avanço do acordo dependerá da resposta do Brasil às preocupações ambientais dos países europeus. “Se a confiança não for restabelecida” e se o governo brasileiro não apresentar “uma vontade de colocar no centro de suas atividades a ideia de sustentabilidade, o acordo não vai poder passar”.

Em artigo no Climate Home, o pesquisador Paulo Barreto (Imazon) reforçou que o acordo comercial só pode ser finalizado depois do Brasil controlar o desmatamento na Amazônia – caso contrário, sua implementação pode impulsionar um aumento significativo do índice de devastação ambiental na região. Ele citou dados de um estudo recente que constatou o impacto potencial do acordo com a UE, especialmente em áreas vulneráveis ao avanço do desmatamento na Amazônia e no Cerrado, destacando que muitas das áreas com maior risco de aumento do desmate estão nos arredores de territórios indígenas, o que pode intensificar conflitos e invasões ilegais de terra.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar