Degelo global está acelerando em ritmo inédito

26 de janeiro de 2021

Um novo estudo revelou que o derretimento de gelo está se acelerando em todo o mundo a uma taxa recorde, em linha com os piores cenários do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Segundo os autores, o ritmo de degelo registrado no planeta, especialmente em regiões como Groenlândia e Antártida, pode intensificar o aumento do nível do mar e colocar em risco comunidades costeiras em todos os continentes.

A análise, publicada ontem pela revista The Cryosphere, indica que o mundo perdeu cerca de 28 trilhões de toneladas de gelo entre 1994 e 2017, volume suficiente para cobrir uma área como a do Reino Unido com 100 metros de espessura de gelo. Cerca de ⅔ da perda de gelo foram causados pelo aquecimento da atmosfera, e o restante pelo aquecimento oceânico. Durante o período estudado, a taxa de perda de gelo acelerou em 57%, de 0,8 trilhão de toneladas por ano na década de 1990 para 1,2 trilhão de toneladas anuais em 2017. Estima-se que a perda de gelo nesse período contribuiu para elevar o nível do mar em 35 milímetros. Bloomberg, Guardian, Independent, Reuters e The Wall Street Journal deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 26 de janeiro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar