Aumento da demanda por manganês intensifica exploração ilegal em Terra Kayapó

10 de junho de 2021

A retomada econômica na China impulsionou a demanda global por manganês, o que elevou os preços internacionais e gerou uma verdadeira corrida na mineração para aproveitar o momento. No Brasil, isso se refletiu no crescimento da exploração ilegal do metal, especialmente na região da Terra Indígena Kayapó, no sudeste do Pará. Os Kayapós já convivem há bastante tempo com a presença de garimpeiros ilegais em suas terras, mas esse problema ganhou proporções muito maiores nos últimos meses.

O Mongabay abordou essa situação e destacou dados recentes do projeto Amazônia Minada, que monitora a incidência de requerimentos minerários em TIs (atualmente fechadas para mineração) à Agência Nacional de Mineração (ANM). Em 2020, as requisições relacionadas ao manganês representaram 15% do total de pedidos, muito acima da média histórica de apenas 1%; não coincidentemente, a grande maioria dos pedidos se concentrou na TI Kayapó. Ao mesmo tempo, a Polícia Federal também confirmou um aumento nos casos de apreensão de caminhões com manganês de origem ilegal na região da reserva.

Em tempo 1: A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a atuação do governo federal no combate à pandemia no Brasil recebeu um documento que mostra que vacinas contra COVID-19 que deveriam ser aplicadas em indígenas acabaram sendo desviadas para garimpeiros em troca de ouro. O documento foi apresentado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas, e cita também casos de distribuição de remédios sem eficácia científica comprovada e problemas de acesso a leitos de terapia intensiva. A Folha deu mais detalhes.

Em tempo 2: Como contam em matéria de janeiro último, Lucas Landau e Fábio Teixeira, da Thomson Reuters Foundation, passaram dias acompanhando um grupo de garimpeiros que invadiram Terras dos Mundurukus. Eles confiam nas promessas de Bolsonaro de que ele modificará as leis e permitirá que fiquem na região legalmente e dizem que as áreas permitidas estão esgotadas, forçando-os a entrar cada vez mais dentro da floresta. Eles também acham que legalizar a atividade e a propriedade acabaria com o desmatamento. No entanto, um trabalho que acaba de sair na Environmental Research Letters mostra o contrário: pesquisando a dinâmica do garimpo na Amazônia peruana, onde foram criados corredores para o garimpo, constatou-se que problemas endêmicos como corrupção da fiscalização e violência expulsaram os garimpeiros mais pobres dos corredores. Eles, então, foram abrir novos garimpos em terras protegidas – que, talvez, virem novos corredores provocando mais expulsões.

 

ClimaInfo, 10 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar