Fome no mundo deve aumentar com a crise do clima

20 de junho de 2021

A continuar a tendência de aumento do aquecimento global, a produtividade das lavouras em todo o mundo pode cair 10% até 2050 e até 25% ao final do século. Levando em conta o crescimento populacional projetado, o déficit de alimentos pode significar que a fome será, mais uma vez, um dos cavaleiros do apocalipse. Estes são resultados de um cruzamento entre os cenários de temperatura e pluviometria de modelos climáticos com os históricos de produtividade das principais culturas ao redor do mundo.

Como esperado, a produtividade sofrerá uma queda maior na região entre os trópicos do que nas regiões temperadas, acentuando ainda mais a desigualdade entre ricos e pobres. Esses são resultado de um trabalho que acaba de sair no Journal of Environmental Economics and Management.

Tim Rathford, na Climate News Network, comentou o trabalho e lembrou de outro, que saiu em maio na One Earth, dizendo que, ao final do século, é possível haver uma quebra de até ⅓ da produção de alimentos, cenário severamente mais grave.

Para evitar o desastre, os autores do primeiro trabalho dizem que os fazendeiros precisarão se adaptar radicalmente, “mudando as variedades de culturas, mudando as datas de plantio e colheita, adotando novas tecnologias agrícolas e investindo em mais ou diferentes máquinas agrícolas.”

 

Leia mais sobre fome e clima no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 21 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar