Enchentes-relâmpago deixam mortos na China, Japão e Turquia

16 de agosto de 2021

Em diversas partes do mundo, o último final de semana foi marcado por fortes tempestades e inundações repentinas que causaram dezenas de mortos.

Ao menos 21 pessoas morreram na província chinesa de Hubei por conta de chuvas torrenciais que atingiram a região na última 6ª feira (13/7). Quase 6 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas para escapar das enchentes em cidades como Suizhou, Xiangyang e Xiaogan. Em Yicheng, a chuva acumulada chegou a superar os 400 milímetros em apenas 24 horas. NY Times e Reuters deram mais informações.

No Japão, a chuva causou danos e mortes no oeste do país. De acordo com o Guardian, autoridades de Hiroshima e da parte norte de Kyushu alertaram a população para o risco de inundações e deslizamentos de terra, recomendando abrigo em áreas protegidas. Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nestas áreas. Em Nagasaki, um deslizamento de terra causou a morte de uma pessoa e o desaparecimento de duas outras. A Reuters também repercutiu essa situação.

Já na Turquia, o cenário é ainda mais devastador. Ao menos 44 pessoas morreram no distrito de Bozkurt, no norte do país, por conta de deslizamentos de terra e desabamento de construções causados pela chuva excessiva. O Guardian mostrou imagens da destruição gravadas por um drone em Bozkurt. Deutsche Welle e Reuters repercutiram a notícia.

As enchentes não são o único problema na Turquia. Desde o mês passado, o país também sofre com incêndios florestais no oeste e sul. Para piorar, no sábado (14/8), uma aeronave russa que auxiliava os esforços de combate ao fogo caiu na província de Adana enquanto tentava pousar. Oito tripulantes (cinco russos e três turcos) morreram.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar