Rival chinesa da Apple, Xiaomi entra no mercado de carros elétricos

1 de setembro de 2021

A gigante chinesa de smartphones Xiaomi confirmou ontem (1/9) a criação oficial de uma nova divisão de veículos elétricos, com capital inicial de 10 bilhões de yuans (cerca de R$ 7,9 bilhões). No começo do ano, a empresa já tinha sinalizado sua pretensão de entrar no mercado automobilístico elétrico, atraída pelo interesse crescente de investidores, governos e consumidores nessa tecnologia.

A nova divisão da Xiaomi promete intensificar seus esforços de pesquisa e desenvolvimento e avançar em um projeto de carro elétrico inteligente. CNBC, Exame, Reuters e UOL repercutiram a notícia.

Com a decisão, a Xiaomi sai na frente de sua principal adversária global, a Apple, na corrida das gigantes de tecnologia pelo mercado de carros elétricos. A empresa norte-americana há tempos sinaliza sua pretensão de entrar nesse mercado, mas não fez nenhum gesto efetivo até agora. No ano passado, a Apple tentou fechar um acordo com a Kia para fazer uma joint-venture com foco em veículos elétricos com direção autônoma. Mais recentemente, uma das principais parceiras da Apple, a também chinesa Foxconn, se movimentou nos bastidores para desenvolver um protótipo de software e hardware para carros elétricos.

 

Leia mais sobre veículos elétricos e transição energética no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 2 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar