Negacionismo no ar: o Spotify e a liberdade de desinformação

28 de janeiro de 2022
spotify desinformação 2

Para quem não trata doença grave com mecânico, nem conserta carros com neurocirurgião, fica mais fácil entender o porquê de cientistas climáticos estarem tão furiosos com Joe Rogan. Ele é apresentador de um dos podcasts mais populares do Spotify no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Austrália. No “Joe Rogan Experience”, o podcaster e seus entrevistados vêm disseminando desinformações sobre vacinas e sobre as questões climáticas, segundo relata o Guardian.

No episódio mais popular, o “controverso” psicólogo canadense Jordan Peterson, quem não é especialista em clima, foi entrevistado por quatro horas e tentou desacreditar as modelagens climáticas, alegando não serem “confiáveis”. Segundo Peterson, “como o clima é tão complexo, não poderia ser modelado com precisão”.

A reação da comunidade científica foi imediata. As declarações foram classificadas como “incrivelmente ignorantes” e “uma salada de palavras sem sentido”. O professor Christian Jakob, especialista em modelagem climática na Universidade de Monash, na Austrália, classificou os comentários como “mal-informados”. “Ele misturou a previsão do tempo com as projeções climáticas”, resumiu. A notícia repercutiu também no Independent e na CNN.

Essa não é a primeira controvérsia envolvendo o podcast. Nesta 5a feira (27/1), BBC, Guardian e a revista Rolling Stone noticiaram a remoção das músicas do compositor Neil Young do Spotify, depois da estrela do rock dar um ultimato à plataforma: ou ele ou o podcaster Rogan. A justificativa de Young foi a campanha de desinformação promovida por Rogan sobre a pandemia de COVID-19 e sobre as vacinas. “Eles podem ter Rogan ou Young. Não os dois”, escreveu o compositor ao seu empresário e à gravadora, exigindo providências imediatas. O Spotify, que tem 381 milhões de usuários de 172 milhões de assinantes, pagou US$ 100 milhões pelos direitos exclusivos ao podcast de Rogan em 2020. Entre a desinformação e a melodia, escolheu a primeira.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar