As dificuldades para estudar a “Geleira do Apocalipse” na Antártica

3 de fevereiro de 2022

Existe uma geleira na Antártica com o tamanho do estado da Flórida.  Ela é considerada a maior do mundo. Quando entrar em colapso, os mares ao redor do globo elevar-se-ão em mais de 65 centímetros, redesenhando a costa marítima em todo o planeta.

Isso ajuda a entender porque apesar de ter sido nomeada geleira Thwaites, em homenagem a Fredrik T. Thwaites, geólogo e professor emérito da Universidade de Wisconsin-Madison, ela foi apelidada de Geleira Doomsday – ou, em bom português: Geleira Apocalipse.

Em lugares como a Groenlândia, o gelo derrete por causa do ar quente atmosférico. No caso da Thwaites e de geleiras vizinhas, o derretimento é causado pela água quente sobre a qual flutuam. Modelos de computador mostram que a mudança do clima está fazendo com que os ventos levem mais água quente para o sul. Por isso, as temperaturas abaixo da Thwaites eram justamente um dos objetivos das pesquisas que estão sendo conduzidas durante o breve verão antártico por uma expedição de cientistas.

A pesquisa integra um esforço internacional de vários anos, orçado em US$ 50 milhões, para estudar a geleira. Mas este objetivo terá que esperar pelo próximo verão: a Thwaites ficou inalcançável este ano. Um grande iceberg, junto com o gelo marinho, está impedindo que os navios de pesquisa se aproximem dela. A AP entrevistou os cientistas para entender como estão adaptando suas pesquisas. A matéria foi reproduzida pelo Guardian.

Em tempo: O Greenpeace levou jornalistas à Antártica para conferir as pesquisas com pinguins relacionadas com o clima. A Reuters, em matéria reproduzida pelo UOL, conta como eles são agora estudados como indicadores-chave para entender as mudanças climáticas perto do Pólo Sul. O Independent destacou que a estabilidade das enormes colônias no mar de Weddell na última década sugere que essa área continua sendo um refúgio climático para os pinguins.

 

 

ClimaInfo, 4 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar