Bolsa-desmatamento 2: Bolsonaro quer estimular “mineração artesanal”, vulgo garimpo

15 de fevereiro de 2022
ouro terras indígenas

No mundo invertido do bolsonarismo, quem defende a floresta viva é bandido, e quem comete crime contra a natureza é gente de bem. Por isso, o Governo Bolsonaro lançou uma nova modalidade de Bolsa-Desmatamento, o Pró-Mape, especialmente voltado aos garimpeiros, grupo envolvido com tráfico de ouro, poluição por mercúrio e violências contra Povos Indígenas.

A atividade está entre as principais responsáveis pelos recordes recentes de desmatamento na Amazônia, região que será o foco principal do projeto, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O texto do decreto estabelece a criação de uma comissão – Comape – a ser coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e composta pelos ministérios da Casa Civil, Cidadania, Justiça, Meio Ambiente e Saúde. O decreto, que tenta ainda rebatizar a atividade do garimpo como “mineração artesanal”, teve repercussão imediata na imprensa brasileira, com Poder360, Estadão, O Globo, Valor, Folha e Mídia Ninja.

O aceno sem constrangimentos ao garimpo ilegal escancara a tática atual dos grupos de interesse envolvidos em crimes ambientais no Brasil: “O Jair já era”, ou seja, com a possível derrota de Bolsonaro nas eleições de outubro, resta pouco tempo para ‘passar boiadas’”, avalia o colunista Leonardo Sakamoto. Resta saber quanta floresta estará de pé até a chegada de um novo governo federal. E de um Congresso diferente.

 

ClimaInfo, 15 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar