ONU cria painel para examinar compromissos climáticos de empresas

31 de março de 2022
ONU compromissos climáticos
AP Photo/Robert Bumsted

O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou nesta 5ª feira (31/3) a criação de um painel de especialistas para examinar se os esforços e compromissos de empresas para conter a mudança do clima são críveis ou não passam de greenwashing. O grupo será comandado pela ex-ministra do meio ambiente do Canadá, Catherine McKenna, e contará também com a participação do cientista climático australiano, Bill Hale, do especialista em finanças sustentáveis da África do Sul, Malango Mughogho, e do ex-chefe do Banco Popular da China, Zhou Xiaochuan.

“Para evitar uma catástrofe climática, precisamos de promessas ousadas, mas acompanhadas por ações concretas e mensuráveis. Padrões mais rígidos de net-zero e responsabilidade reforçada em torno da implementação desses compromissos podem proporcionar cortes de emissões reais e imediatos”, defendeu Guterres. De acordo com a ONU, o painel terá como missão definir até o final deste ano um conjunto de propostas que contemplem padrões e definições para metas net-zero, critérios de credibilidade para avaliação e mensuração desses compromissos, processos para verificar o progresso deles, e um roteiro para traduzir padrões e critérios em regulamentos nacionais e internacionais.  Associated Press, Climate Home e Reuters repercutiram.

Em tempo: Ainda sobre critérios e regras sobre compromissos climáticos, o International Sustainability Standards Board (ISSB) abriu para consulta pública os primeiros dois pacotes de padronização para relato corporativo relacionado à sustentabilidade para os mercados de capitais. O primeiro deles estabelece os requisitos gerais de divulgação de sustentabilidade, e o outro especifica os requisitos de informações relativas ao clima. As propostas baseiam-se nas recomendações da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) e incorporam os requisitos de divulgação baseados na indústria derivados dos Padrões SASB. A consulta pública está aberta até 29 de julho. Reuters e Wall Street Journal deram essa notícia.

 

ClimaInfo, 01 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar