Governo mantém sigilo sobre operação de R$ 175 milhões de combate ao desmatamento na Amazônia

6 de maio de 2022
governo desmatamento Amazônia
Victor Moriyama / Greenpeace

Quem vê pensa que estratégia e inteligência no combate ao desmatamento são pontos fortes do atual governo. O Ministério de Justiça e Segurança Pública negou ao site ((o))eco a abertura das informações sobre a segunda fase da operação Guardiões do Bioma, que deverá custar R$ 175,2 milhões aos cofres públicos só em 2022. A alegação dada pelo governo para justificar a recusa em fornecer dados e atender à solicitação feita via Lei de Acesso à Informação, foi de que a disponibilização dos dados poderá colocar em risco o êxito da atuação dos operadores de segurança pública participantes da operação”.

A atuação deste ano será focada no combate ao desmatamento ilegal nos estados de Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia, envolvendo ações coordenadas entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Centro Gestor e Operacional de Proteção da Amazônia (Censipam) e órgãos de fiscalização como IBAMA e ICMBio.

Se por um lado o governo federal esconde o jogo sobre como deverá combater o desmatamento, por outro, a Comissão de Meio Ambiente da União Europeia colocou todas as cartas na mesa e foi taxativa ao dizer que produtos ligados ao desmatamento não entrarão em território europeu. Esse foi um dos obstáculos apresentados por membros do bloco para não ratificarem o acordo comercial com o Mercosul, de acordo com o UOL. O texto destaca, ainda, que o desmatamento na Amazônia está em seu nível mais alto, com 940 quilômetros quadrados de florestas devastados só no primeiro trimestre deste ano.

Em tempo: Um relatório realizado pela Rede Social Justiça e Direitos Humanos e pela Friends of the Earth, e destacado em reportagem da Agência Pública, estabelece conexões entre o desmatamento ilegal e a grilagem de terras à indústria da soja da Bunge no Piauí. A reportagem indica que a alta nos preços de commodities estaria diretamente ligada ao aumento do desmatamento, às queimadas e à grilagem. Vale a leitura!

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar