CPI da Petrobras

22 de junho de 2022
CPI da Petrobras
Mauro Pimentel/AFP

O governo Bolsonaro, sempre à procura de alvos para atacar, está indo de corpo e alma contra a Petrobras, forçando a renúncia de mais um presidente. Bolsonaro já indicou quatro (um nem chegou a tomar posse) e está indo para o quinto. O silêncio do ocupante do Posto Ipiranga só não é mais ensurdecedor porque seu indicado ao ministério das minas e energia, Adolfo Sachsida, disse aos senadores ontem que “não é possível interferir no preço dos combustíveis”. Não está no controle do governo e, honestamente, preço é uma decisão da empresa, não do governo”.

O congresso vê a base bolsonarista colher assinaturas para uma CPI para investigar a política de preços da Petrobras. Usar a empresa como bode expiatório não deve ajudar ninguém a se reeleger a não ser que se consiga realmente se interferir nos preços. Uma das dificuldades é que essa agitação já fez a ação da empresa cair 10% em uma semana, o sinal claro de que Wall Street e a Faria Lima não gostam de quem mexe nos seus adorados fundamentos. As notícias e comentários saíram na Folha, UOL, Estadão, Valor e Lauro Jardim e Andréia Sadi n’O Globo.

O comentarista da UOL, Josias de Souza, acha que Bolsonaro está mais interessado em culpar alguém pela inflação do que provocar a ira dos deuses do mercado e intervir nos preços dos combustíveis. Na mesma linha, Vinícius Torres Freire, da Folha, acha que “isso tudo é um barulho político para dizer que está fazendo alguma coisa”. Adriana Fernandes, no Estadão, comenta um trabalho da Universidade Federal Fluminense dizendo que a Petrobras recolheu menos imposto que deveria. Interessante que Bolsonaro passou as últimas semanas querendo que os estados cobrassem menos imposto.
Em coluna n’O Globo, Míriam Leitão e Álvaro Gabriel explicam porque essa confusão faz parte do desmonte do Estado promovido pelo capitão. “O caso da Petrobras mostra como a democracia brasileira está funcionando mal” mostrando que a Câmara presidida por Artur Lira quer a CPI enquanto, no Supremo, André Mendonça exige que a empresa explique sua política de preços. Bolsonaro tenta, mais uma vez, desmontar a pétrea separação dos poderes e reinar sozinho.

 

ClimaInfo, 22 de junho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar