Caravana com influenciadoras digitais defende a bacia do rio São Francisco em ano eleitoral

Plano Nordeste Potência Caravana
PNP
 
Caravana parte de Penedo (AL), na manhã desta terça-feira (30); ao longo de nove dias, as influenciadoras vão margear o rio para conhecer a realidade local, entender problemas e debater soluções para o desenvolvimento econômico sustentável da região, a fim de chamar a atenção de candidatos a governador.

 

Para conhecer de perto as vivências, os anseios e debater com a população caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável da região Nordeste neste ano eleitoral, o Plano Nordeste Potência organizou uma caravana para defender a revitalização do rio São Francisco. A expedição vai margear o Velho Chico entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro e terá como embaixadoras as influenciadoras digitais Luiza Allan (@naocomosoalface) e Megh Melry (@megh_melry), além de cobertura da Agência EcoNordeste.

Juntas, as influenciadoras nordestinas somam mais de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais. Enquanto Megh, que divide a cena com a avó, valoriza as raízes socioculturais do sertão, Luiza, também chamada de Alfacinha, é do litoral e costuma dar dicas de culinária saudável. 

Durante a Caravana Nordeste Potência, as duas vão conversar com pessoas que vivem e sentem no dia a dia os problemas da região. Segundo análise do MapBiomas, metade da superfície natural do rio sumiu em apenas 30 anos, e esse é apenas um dos desafios que precisam ser superados. 

“Os candidatos e as candidatas aos governos estaduais precisam olhar com muita atenção para as necessidades do rio São Francisco e de quem depende dele, e vocalizar seus planos para os eleitores”, diz a coordenadora do Plano Nordeste Potência, Cristina Amorim. “Revitalizar a bacia hidrográfica é bom para a economia e para a geração de renda, e ainda aumenta a resiliência das comunidades rurais, das cidades e da infraestrutura às mudanças climáticas. Por isso, recuperar é urgente, assim como fazer uma gestão integrada que leve em consideração seus limites e seus vários usos.” 

O rio São Francisco tem sido palco da exploração de suas águas para fins diversos há séculos. Hoje acumula oito hidrelétricas e um extenso passivo ambiental: há pelo menos 3,3 milhões de hectares a ser recuperado com vegetação nativa na bacia hidrográfica. 

Vozes locais

A caravana vai passar por três dos cinco estados atravessados pelo rio São Francisco. O grupo parte de Penedo, em Alagoas, na terça (30), e  acompanhará o Velho Chico até Sobradinho, na Bahia. No roteiro, estão previstas passagens pelos Cânions do Xingó, em Piranhas (AL), uma visita a Tacaratu (PE) para gravar o Museu Solar e uma parada em Petrolina (PE) para conhecer o Projeto Escola Verde, entre outras atividades.

No percurso rio adentro, a caravana vai captar histórias, vivências e se aprofundar nas realidades locais. A ideia é espalhar a mensagem do Plano Nordeste Potência e estimular que um modelo de energia renovável justo e inclusivo seja pauta da discussão política. 

Com 24 páginas, o plano é resultado de uma coalizão de quatro organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima (CBC), Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá) e Instituto ClimaInfo, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Ele foi lançado em julho e, na ocasião, entregue ao presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Segundo o Plano Nordeste Potência, dois milhões de vagas de trabalho podem ser criados com o avanço da geração de energia solar e eólica na região. O plantio para a recomposição vegetal é ainda outra fonte potencial de geração de empregos adicionais. 

 
Acesse o Plano Nordeste Potência: bit.ly/PlanoNordestePotência
 
Mais informações para a imprensa:

Verônica Falcão (81) 99975-2722 / Marcela Balbino (81) 99481-7347

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.