Governador de RR defende garimpeiros e nega desnutrição de Yanomamis

30 de janeiro de 2023

Os comentários feitos pelo governador de Roraima, Antônio Denarium, sobre a crise humanitária vivida pelos Yanomami em seu estado, são um suco concentrado do contexto político, econômico e social que permitiu a ocorrência da pior crise humanitária em território brasileiro nas últimas décadas.

Em entrevista à Folha, Denarium minimizou a situação de subnutrição vivida por crianças e idosos indígenas e deu um show de preconceito ao defender que os Yanomamis se “aculturem” e deixem de “ficar no meio da mata, parecendo bicho”, citando a instalação de cassinos em Terras Indígenas nos EUA como uma saída para garantir renda.

Para juntar o insulto à injúria, Denarium ainda defendeu os garimpeiros que atuam ilegalmente na Terra Yanomami e relativizou a responsabilidade de seu aliado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre a crise. “Foi dada publicidade a um problema que é recorrente há 20 anos. Estão criando um fato que não é de hoje”.

“É com o negacionismo de governantes como Denarium e Bolsonaro que se monta o cenário perfeito para a ocorrência de uma tragédia como a dos Yanomamis”, comentou o jornalista Chico Alves no UOL. Também no UOL, Jamil Chade lembrou que o exemplo citado por Denarium para defender a “aculturação” dos indígenas também sugere a prática genocida.

“O que o governador disse é referido, nos EUA, como genocídio indígena. Se o governador quer usar esse exemplo, terá que colocar outro debate sobre esse mesmo aspecto citado por ele. Nos EUA, acadêmicos e indígenas debatem se isso deveria ser considerado como genocídio. Aí ele carimba todas as acusações que são feitas ao bolsonarismo e seus cúmplices”.

CartaCapital, g1 e O Globo também repercutiram as asneiras absurdas do governador de Roraima.

Em tempo: O passado dos Yanomamis desde seus primeiros contatos, há meio século, explicita as sementes do drama vivido nos últimos meses pelos indígenas. O Globo relembrou uma coluna escrita por Carlos Drummond de Andrade na Folha, em 1979, na qual já alertava para o sofrimento dos Yanomamis e a necessidade da demarcação de suas terras – o que aconteceu apenas 13 anos depois.

“Não se pede muito. Nem se pede o indevido. Pretende-se tão-só conseguir que essa gente humilde continue a caçar, pescar e levar a vida, dentro de seus padrões tradicionais”, escreveu o poeta. “A consciência dos brasileiros há de reconhecer facilmente que os Yanomamis têm o direito de viver sua própria vida onde estavam, sem perturbar o desenvolvimento nacional e sem serem perturbados por ele”. O Instituto Socioambiental (ISA) publicou a íntegra do artigo de Drummond.

ClimaInfo, 31 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar