Órgão da ONU dá sinal verde para pedidos de mineração no fundo do mar

6 de abril de 2023

A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA, sigla em inglês), ligada à ONU, decidiu que começará a aceitar pedidos de empresas que desejam explorar recursos minerais nas profundezas dos oceanos em áreas internacionais. Pelo cronograma definido na semana passada em encontro na Jamaica, os pedidos serão recepcionados a partir de 9 de julho. 

A decisão já é polêmica em si mesma, mas fica ainda mais problemática pelas circunstâncias. O sinal positivo dado à mineração para exploração do fundo marinho acontece ao mesmo tempo em que os países não conseguem aprovar regras gerais para supervisionar essa atividade. Ou seja, arrisca-se uma aprovação de projetos de exploração mineral em alto-mar sem qualquer regulação.

Em parte, essa “amarração” decorre de um dispositivo controverso incorporado à Convenção da ONU sobre os Direitos do Mar (UNCLOS), apresentado pela pequena nação insular de Nauru em 2021. O dispositivo, batizado de “regra dos dois anos”, exige que a ISA dê OK para a mineração dentro de um período de dois anos, com ou sem regulação para a atividade. 

O interesse da indústria com a mineração nas profundezas oceânicas aumentou consideravelmente nos últimos anos, com a demanda crescente por metais e minérios importantes para a fabricação de painéis fotovoltaicos e baterias de carros elétricos. Para ambientalistas, essa demanda pode colocar em risco os ecossistemas marinhos em uma das áreas do oceano mais desconhecidas – o fundo do mar.

“Este resultado profundamente irresponsável é uma oportunidade desperdiçada de enviar um sinal claro (…) de que a era da destruição dos oceanos acabou”, lamentou Louisa Casson, do Greenpeace Internacional, à Reuters.

Associated Press, Bloomberg, Mongabay e Washington Post repercutiram a notícia. Já o Greenpeace do Reino Unido publicou imagens de algumas das espécies que vivem nas profundezas dos oceanos e que podem ter sua sobrevivência ameaçada com a mineração em alto-mar.

ClimaInfo, 6 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar