Clima extremo: seca histórica causa crise hídrica na Espanha

24 de abril de 2023
clima extremo seca Espanha
AP Photo/Emilio Morenatti

O verão não começou na Europa, mas o clima em algumas partes da Espanha e da França já prenuncia uma situação desastrosa para as próximas semanas e meses. O cenário é mais problemático no país ibérico, que enfrenta uma seca histórica que já afeta a produção agrícola e pode causar problemas no abastecimento hídrico durante a temporada quente.

O Guardian destacou que a previsão meteorológica para a última semana de abril indica a possibilidade de que a Espanha supere o recorde histórico de calor para o mês: em Sevilha, no sul do país, a expectativa é de que os termômetros atinjam 39oC nesta semana, superior aos 37,4oC registrados em Múrcia em abril de 2011.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, alertou que a seca pode se tornar um problema crítico com efeitos prolongados para o país. “O governo da Espanha e eu estamos cientes de que o debate sobre a seca será um dos principais debates políticos e territoriais do nosso país nos próximos anos”, disse Sánchez ao parlamento espanhol na semana passada. A Associated Press repercutiu essa fala.

Na Catalunha, no nordeste da Espanha, a expectativa das autoridades regionais é de que a falta de chuvas e o calor intenso dos próximos meses podem resultar em um cenário de restrições hídricas no último trimestre do ano. “A menos que chova na primavera e no verão, não haverá aumento nos reservatórios e entraremos em estado de emergência para o sistema do rio Llobregat por volta de setembro”, disse Samuel Reyes, chefe da agência hídrica catalã, citado pela Associated Press. A Euronews também abordou a situação.

Por causa da seca, o governo espanhol pedirá à Comissão Europeia a flexibilização das normas da Política Agrícola Comum da União Europeia. De acordo com o jornal El País, a ideia é evitar que os produtores rurais espanhóis tenham seu acesso aos benefícios de crédito e tributos no mercado europeu prejudicado pelos efeitos da falta de chuvas e da queda decorrente na produção.

Mas o cenário de seca não se restringe apenas à Espanha. Como a Bloomberg assinalou, outros países da bacia do Mediterrâneo, como França e Itália, também sofrem com a falta de chuvas. A situação é particularmente preocupante no sul francês, que já sofre com incêndios florestais causados ou intensificados pela junção seca e calor.O foco mais recente de fogo aconteceu entre a costa mediterrânea e a fronteira com a Espanha. O incêndio da semana passada queimou mais de mil hectares e custou mais de quatro dias para que os bombeiros pudessem controlá-lo. O governo francês alertou que a ocorrência de incêndios florestais cada vez mais prematura é mais um indicativo dos impactos da mudança do clima no sul do país. Associated Press, Euronews e Reuters deram mais informações.

ClimaInfo, 25 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar